domingo, 29 de janeiro de 2012

Apresentação

OK, eu tinha que abrir o blog com alguma coisa. Sem muitas ideias, decidi falar um pouco sobre mim e explicar o porquê da criação deste espaço.
Sou diplomata desde 2010. Ao contrário da maioria dos meus colegas, nunca tive o sonho de ser diplomata. Minha vontade MESMO era ser professor. Terminei a graduação e entrei no Mestrado. Terminei o Mestrado e percebi que a Academia é um caminho de muito sacrifício pra quem se dedica apenas a ela. Sim, sucumbi. Escolhi o caminho mais fácil.
Não quero parecer amargurado. Sou feliz com a minha profissão e acho que ela me permitirá conhecer lugares, povos e culturas de uma maneira diferente da Academia (“nem melhor, nem pior, apenas diferente!”, diria o poeta). Mesmo assim, ainda quero voltar ao meu habitat natural. Devo começar o Doutorado em breve e, quando voltar ao Brasil, me dividir entre o escritório e as salas de aula.
Digo voltar ao Brasil porque, no próximo dia 11 de março, parto em missão de dois anos para Harare, a capital do Zimbábue. Minha paixão pela África nasceu já como diplomata e, ao longo de 2011, a ideia de servir ali se tornou uma obsessão. A escolha do Zimbábue foi motivada por motivos pessoais – Harare ainda é uma capital relativamente desenvolvida – e profissionais – as próximas eleições devem ser históricas, pra dizer o mínimo. Foi dessa perspectiva de mudança de ares que surgiu a ideia de criar um blog.
Este não é meu primeiro blog e todos os outros naufragaram gloriosamente. Nenhum passou do segundo post. Por outro lado, nunca tive muito o que dizer e agora isso deve mudar. Quero aproveitar os dois próximos anos para conhecer o mundo de verdade e, se meu plano der certo, não faltarão histórias pra contar.
Nunca é demais lembrar: não escrevo como diplomata! Nenhuma das opiniões distorcidas e anacrônicas que eu venha a manifestar refletem, nem sequer tangencialmente, o pensamento do MRE.
É isso! Muito prazer e até breve.

2 comentários:

  1. Acho belíssimo o seu sonho de ser professor, tá?
    Já estava ansiosa pelo início do blog e mal posso esperar pelas suas histórias.

    Boa sorte na nova vida.

    Xis

    ResponderExcluir
  2. Não vai postar mais, Felipe? Quero ler seus escritos...

    Xis

    ResponderExcluir