terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Último Carnaval?

Hoje eu deveria estar terminando de arrumar as malas. Acontece que minha partida para Harare, que deveria acontecer em 10 dias, foi atrasada em cerca de um mês e meio, para o dia 22 de abril.  Em vez de começar a escrever da África, então, vou ter que manter o blog vivo (ainda que respirando por aparelhos) com relatos mais que triviais sobre o Carnaval.
Pelo segundo ano consecutivo, fui para o Rio de Janeiro no feriadão. No ano passado, passei os dias perambulando pelos blocos, conhecendo um dos carnavais de rua mais impressionantes do Brasil. Este ano, além da farra dos bloquinhos, resolvi me aventurar também na Sapucaí, um território dividido harmonicamente entre gringos de todos os cantos e comunidades tipicamente cariocas. Devo dizer que me surpreendi!
Estive na Avenida em quatro noites diferentes. Em uma delas – a mais esperada! – desfilei na Mangueira, numa experiência emocionante e indescritível. A verdadeira surpresa, contudo, aconteceu nas outras três noites, quando fui à Sapucaí como mero espectador. Quem vê um desfile pela televisão não pode imaginar a emoção que se sente assistindo a tudo de perto, vendo a bateria passar e cantando os sambas com as Escolas – ainda que paulistanamente, pendurado nos livretinhos. Muito mais que um enlatado tupiniquim pra gringo ver, o desfile das escolas de samba é uma tradição nacional das mais originais e verdadeiras.
Claro que as experiências são sempre subjetivas e inexatas. Tenho certeza de que grande parte do meu apreço pelo último Carnaval deve-se à companhia dos muitos amigos brasilienses, paulistas e “cariocash” que dividiram comigo esses momentos. De qualquer forma, o melhor Carnaval que eu já tive não poderia ter vindo em melhor hora.
O resultado da farra? Uma resolução de ano novo atrasada: voltar todos os anos para aproveitar o Carnaval brasileiro. Sempre pensei numa forma de manter a ligação com o Brasil onde quer que eu estivesse, e agora estou convencido de que essa forma é a festança carnavalesca. Rio 2013, me aguarde!

Um comentário: